A sociedade atual pode ser denominada de sociedade da aprendizagem, tendo em vista ser um espaço de crescente busca pela informação, ao mesmo tempo que tal informação torna-se indispensável para o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional. No entanto torna-se cada vez mais necessário que se busque novas formas de gerenciamento dessa informação de forma que seja transformada em conhecimento significativo, visto que ainda se apresenta um grande fracasso de aprendizagem nas estatísticas educacionais. O que acontece de errado então? O autor argumenta que é necessária uma nova cultura da aprendizagem.
A imprensa e as tecnologias nos apresentam uma cultura diferente que requer da escola um olhar mais atento no sentido de ampliar e diversificar as metodologias de trabalho aplicadas nas salas de aula.
No quadro educativo que se apresenta na sociedade, onde o saber deixa de ser absoluto e há a relatividade e a transitoriedade de ideias sugere-se uma nova posição pedagógica por parte dos educadores.
O sistema educacional, tendo como centro a escola, vista como entidade principal de educação formal baseada no perfil do aluno, deve buscar desenvolver: Competências para a aquisição de informação; Competências para a interpretação da informação; Competências para a análise da informação; Competências para a compreensão da informação; Competências para a comunicação da informação.
Para que essa nova cultura de aprendizagem ocorra é preciso que o perfil de aluno e do professor mude completamente. Principalmente no que diz respeito ao currículo escolar, exigindo novas funções dos docentes e discentes, com profunda mudança de mentalidade no processo de ensino aprendizagem, criando então, essa nova cultura. Esse será o novo desafio a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais. Dessa maneira tanto saber, não fracassará mais ao se tentar aprender.
Para que essa nova cultura de aprendizagem ocorra é preciso que o perfil de aluno e do professor mude completamente. Principalmente no que diz respeito ao currículo escolar, exigindo novas funções dos docentes e discentes, com profunda mudança de mentalidade no processo de ensino aprendizagem, criando então, essa nova cultura. Esse será o novo desafio a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais. Dessa maneira tanto saber, não fracassará mais ao se tentar aprender.
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